sábado, 27 de junho de 2009

Pablo Neruda, La Chascona

Procurando na internet todas as opções que a cidade nos proporcionava, descobrimos que muito perto do nosso hotel ficava La Chascona, uma das 3 casas do meu 2º poeta preferido, Pablo Neruda (o 1º é o Vinícius).
La Chascona era o apelido carinhoso da 3ª e última mulher dele, que signica "A escabelada".

Logo na frente da casa este muro foi pintado no ano passado em homenagem aos 35 anos da sua morte.Chegando lá tinha um tour guiado pela casa, uma chilena super simpática e politizada nos mostrou toda a casa, um momento incrível de troca de culturas. Não podia tirar fotos dentro da casa, mas fora dava.

A casa foi toda projetada para parecer um barco, uma viagem.

No pátio essas cadeiras estrategicamente posicionadas para La Chascona e Neruda contemplarem a natureza.

E nós descobrimos que ela morreu em 85 e ele em 73, os anos em que eu e o Lu nascemos...

A casa tinha vários níveis, sendo que cada nível parecia uma casa diferente. Elas não eram conectadas.

Apreciador em demasiado de um bom whisky, a peça que tinha em comum nos 3 níveis era o bar. Consegui tirar foto deste bar, que estampa na parede o amigo e parceiro de poesia, Garcia Lorca.


Este sapatão enorme é um suvenir de publicidade. Eu explico.

Era um amigo dele que era sapateiro e como naquela época não tinha display, painéis, enfim, material de PDV, ele colocava na frente da loja este sapato enorme para chamar a atenção dos clientes.

Te recuerdo como eras en el último otoño.
Eras la boina gris y el corazón en calma.
En tus ojos peleaban las llamas del crepúsculo.
Y las hojas caían en el agua de tu alma (...)

Em cima de uma mesa tinha um papel com este poema escrito com a sua letra garranchada.

E assim terminou a fantástica visita ao pequeno pedaço da vida do meu 2º poeta preferido.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Estilo Santiago

Depois de um momento bem turbulento consigo voltar ao meu blog querido... tenho tantas coisas para falar do Chile...

Santiago não é como Buenos Aires para estilo, mas está bem mais a frente do que aqui. Talvez porque eu tenha ficado mais no bairro Bella Vista, que tem vários lugares para ir como bares e restaurantes, além da galera universitária circulando por causa das faculdades. Ali que vimos os lambe-lambes de rua do show do Kooks.

Olha esse pastor alemão treinado do lado de uma criancinha.....

Vi uma sociedade que ainda tem um forte resquício do regime militar, não seria diferente com Pinochet liderando o exército até final dos anos 90. Só que nos últimos tempos eles abriram as pernas pra economia externa, deram as costas para o Mersocul e viraram filhotinhos do EUA.

A Catedral super antiga refletindo no prédio ultra moderno.



Passando por este bairro só com os colégios particulares caríssimos tinham "lolas" vestidas com um uniforme que é uma graça. Saia curtinha xadrez, mocassim e meia 3/4 verde, pulover mochila. Deu vontade de voltar para o colégio e usar uniforme, ai ai.

E da série perros fashion...

Até eles aderiram ao xadrez!

E para terminar, voltando ao assunto da política. Recentemente o Chile oficializou a lei do divórcio...inacreditável. Mas também, para cidade que tem um carro tanque na rua no meio da tarde..


Até logo!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Criança na neve



Na mística Cordilheira dos Andes, Valle Nevado...

She comes in colors everywhere, she combs her hair, She's like a rainbow Coming colors in the air, Oh, everywhere. She comes in colors...

sábado, 13 de junho de 2009

Santiago do Chile

Domingo, 14 de junho, 15h12min, aeroporto Ezeiza em BsAS - Conexão de Santiago para Porto Alegre.
Quando resolvemos vir para Santiago, fui pesquisar sobre. A maioria das dicas e blogs que li sempre diziam que a cidade não tinha nada demais. Essas horas é muito bom ter opinião própria e resolver olhar com os próprios olhos, pois eu AMEI a cidade. Em relação a moda e estilo é um pouco menos evidente que em Buenos Aires, mas mesmo assim consegui ver muita coisa diferente e um estilo muito forte indie/underground/modernoso, principalmente nas “Lolas” (gurias em gauchês, chicas no espanhol de BsAs).

Estamos conhecendo tanta coisa que ainda não tive tempo de postar, mesmo tendo chegado em Santiago na quarta-feira a tarde.

Já de antemão soubemos que a noite tinha o jogo do Chile x Bolívia pelas Eliminatórias da Copa. Como foi no mesmo horário do jogo do Brasil (21h daqui, 22h daí), desistimos de tentar ver o do Brasil e entramos no clima chileno. Bem perto do nosso hotel tem uma praça que os chilenos se reúnem para ver o jogo em um telão, mesmo com todo frio da noite.

Depois do 4 x 0 para o Chile e cidade virou festa total, parecia que eles tinham ganhado algum título, mesmo eles não tendo nem se classificado para a Copa ainda. Os papéis picados de furador invadiram a cidade toda e até hoje pela manhã ainda estavam pelas ruas de Santiago (e dentro das roupas que eu estava).

Aqui foi em cima do morro San Cristóbal que fica no meio da cidade. Pelo formato de Santiago, por ter as Cordilheiras na volta, acaba acontecendo uma inversão térmica e a poluição não se dissipa, fica toda em cima da cidade (olha a névoa que está na foto em cima dos prédios).

Caminhando pelas ruas do bairro Bella Vista nos deparamos com um lambe-lambe com a divulgação do show de uma banda que eu curto muito e, desta vez o show iria acontecer no período em que estavamos na viagem.
The Kooks!!!!!! O show foi ontem e tenho várias fotos, vou colocar aqui na sequência.
No mais, conhecemos Valle Nevado na Cordilheira dos Andes, Casa do Pablo Neruda - La Chascona - , o bairro Bella Vista de cabo a rabo, onde estavam os bares e pessoas mais modernosas (algumas lojas também), a vinícola Concha Y Toro, dos meus vinhos Carmenére preferidos.

Aos poucos vou colocando a minha visão fashionista destes lugares por aqui.
Agora tenho que ir, daqui a pouco o voo para Porto Alegre vai sair.
Hasta luego!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Coca-Cola P.A.R.C

Tinha ouvido falar do evento, mas não tinha entendido muito bem. Sorte que o Lu trabalha no ramo e a gente foi lá dar uma olhada. Me encantei! Adorei, o lugar parecia mesmo um parque de diversões do Rock and Roll (ok, eu sei que P.A.R.C. significa POA Rock City).

A idéia do evento era atingir a galerinha mais nova, então estava cheio de estilosinhos por lá.

Olha que máximo o pórtico de entrada e saída super personalizado.

Eram várias atrações, shows como o do The Teenagers e The View (sacanagem, queria poder ver e tinha uma palhaçada que só menor de idade entrava). Outra muito legal era o Rock Cinema que passava vários filmes com a temática rock como o o Não Estou Lá do Dylan. Pena que não me programei para ficar muito tempo lá...

Na fila do Rock Cinema encontrei esta menina com estilo rock underground clássico. All Star rosa, casacão preto, lenço amarrado no pescoço e um cabelo vermelho todo repicado, a la David Bowie.


O Mercado Mundo Mix, que não vinha fazia muito tempo para Porto Alegre veio em escala menor. Mas não menos lindo. Este cara tinha uma tenda da E-Holic com boinas e chapéus muito diferentes. Dei uma de presente para o Lu! Olhem o site dele, tems mais acessórios além de chapéus e boinas.
Esta aqui estava mais descolada, com um Nike retrô, black jeans, colete para aguentar o ventinho frio e uma blusa cheia de boquinhas. Adorei. Detalhe: a guitarra gigante atrás. A decoração estava muito boa.


Moderna feliz. Essa e as amigas andavam de um lado para o outro saltitantes.

O que mais gostei foi o Converse All Star colorido. Corrigindo, a Laura me achou aqui e me disse que o tênis é um Vans, sorry girl =P !!

A da esquerda foi a minha produção preferida. All Star todo branco, calça skinny bem apertada pra dentro do all star, casaco e bolsa de zebra, lenço cowboy no pescoço, wayfarer preto e um cabelo muito estiloso, menos exagerado que a da David Bowie ali em cima, pois ainda tem uma franja comprida ao invés de franja batina na testa.
Tem elemento de tudo quanto é década e de vários estilos compondo o look e eles estão conseguindo conversar muito bem.



Para completar o cara que juntava o lixo era o Coringa igual ao Heath Ledger do Batman Cavaleiro das Trevas. Muito perfeito e bem feito, parabéns.

Fora o circuito de festas que fui sexta no show do Vanguart na Ox, infelizmente não fiquei sabendo do que se tratava bem o evento antes, por isso acabei passando domingo por lá bem descompromissada... fiquei pouco mas saí com boas comprinhas do Mercado Mundo Mix - calça flanelada xadrez de um brechó, camiseta de manga comprida com colete petit pois costurado, boina pro Lu e uma camiseta com a frase "Keith Richards para presidente!!!!
Rock + música + moda + cinema = quer coisa melhor?